Mapa de Riscos de Acidente de Trabalho

Mapa de Riscos são uma representação gráfica dos fatores presentes nos locais de trabalho, que façam parte ou não ao processo produtivo, e que são capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores ou acidentes e doenças do trabalho.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, ou CIPA, através da NR-5, é a responsável por elaborar e afixar o Mapa de Risco nos locais de trabalho, ouvindo os trabalhadores de todos os setores da empresa, em parceria com o SESMT, exceto nas empresas que não tem SESMT.

O mapeamento é feito anualmente, juntamente com a renovação da CIPA, sendo de caráter obrigatório para todas as empresas, exceto aquelas que, por lei, estão isentas da implantação e manutenção da CIPA.

Tem como objetivo informar e conscientizar os trabalhadores sobre os riscos que possam existir no local de trabalho, reunindo as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho, possibilitando a troca constante de informações.

Trazendo benefícios não só para os trabalhadores e demais pessoas que transitem nas áreas de risco, como as empresas pela redução de perdas das horas paradas, danos em equipamentos e desperdícios de matérias-primas.

A elaboração do Mapa de Riscos leva em consideração cinco tipos de riscos:

  • Riscos Físicos: Ruídos, vibrações, radiações, pressões, temperaturas, iluminação, etc.;
  • Riscos Químicos: poeiras, fumos névoas, vapores, gases, neblinas, produtos químicos, etc.;
  • Riscos Biológicos: Vírus, bactérias, fungos, bacilos, parasitas, insetos, etc.;
  • Riscos Ergonômicos: Posturas, trabalho noturno, monotonia, ritmos, etc.;
  • Riscos Mecânicos: Maquinas ou equipamentos sem proteção, ferramentas defeituosas, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, etc.;

O Mapa de Riscos é feito tendo como base a planta baixa ou o esboço local dos locais de trabalho.

No mapa de riscos, círculos de cores e tamanhos diferentes mostram os locais e os fatores que podem gerar as situações de perigo pela presença de agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos.

O Mapa de Risco deve ser de fácil visualização e afixado em locais acessíveis no ambiente de trabalho, para informar e orientar não somente os trabalhadores, mas todos que ali atuam ou transitem, quanto às principais áreas de risco da empresa.

Entre em contato agora mesmo com o nosso time especializado e solicite a sua proposta!

Outros serviços

Institucional

Serviços