A avaliação psicológica tem como objetivo avaliar os diversos aspectos psicológicos que compõem o indivíduo, fazendo uso de instrumentos apropriados para este fim.
É um procedimento que visa analisar, compreender e esclarecer, a dinâmica dos processos psicológicos representativos de um indivíduo.
A avaliação psicológica pode ser utilizada em todos os setores da sociedade em que haja a necessidade de conhecer melhor o funcionamento da mente e do comportamento do indivíduo, fornecendo ao psicólogo a descrição da realidade psicológica de um indivíduo, e com isto, também um conjunto de informações a respeito deste indivíduo.
Levantando destas informações as mais relevantes na atualidade do indivíduo, conhecendo traços de sua personalidade a seu processo de cognição, o que permite orientar ou tomar certas decisões relativas ao indivíduo em questão.
Por lei a função de psicólogo pode ser exercida apenas por um profissional habilitado em psicologia
Na avaliação psicológica são observados os seguintes comportamentos e condutas, entre outros:
- Personalidade;
- Trabalho em equipe;
- Auto-estima;
- Equilíbrio emocional;
- Iniciativa / Pro – atividade;
- Administração de conflitos e pressões;
- Avaliação de conduta comportamental;
- Energia para o trabalho;
- Agressividade;
- Alcoolismo;
- Drogadição;
As condutas, comportamentos ou competências do indivíduo a serem analisadas pelo psicólogo são definidas de acordo com a empresa contratante, segundo os requisitos necessários ao cargo.
Além destas análises comportamentais do indivíduo, a avaliação psicológica pode incluir testes de personalidade e aptidão, além de entrevista individual, onde são avaliadas competências específicas a função que vai exercer na empresa.